Monday, January 02, 2006

Olhos de primeira vez


Segundo dia do ano... surpreendentemente e num piscar de olhos, 2006 chegou. Li ontem no jornal de domingo, um texto do Paulo Coelho, muito interessante. O texto falava sobre olhar as coisas rotineiras, como se fosse a primeira vez que as víssemos. Achei lindo.
Taí algo que eu gostaria de fazer em 2006.
Às vezes deixamos passar coisas importantíssimas nas nossas vidas, por pura falta de atenção. Nosso olhar já está vacinado contra tudo o que vemos no nosso dia-a-dia; contra os sinais de trânsito, contra os panfleteiros que vivem a distribuir papéis no centro da cidade, contra os pedintes nas ruas, contra as crianças que fazem malabarismos nos sinais, fazendo de suas próprias vidas um malabarismo...
Andamos sempre apressados pelas ruas, sempre olhando o relógio, porque o tempo que temos nunca é o sufieciente para cumprirmos com nossas tarefas... Esse danado do tempo. Sempre a nos pregar peças...
E nessa correria toda, deixamos de enxergar.
Vemos as pessoas que passam perto de nós... no trânsito, no elevador, o vizinho do lado, o padeiro, o entregador de cartas... As vemos, é verdade. Mas não as enxergamos...
Acho que esse é o grande mal da humanidade. Não enxergamos mais uns aos outros. Passamos por cima do próximo, por cima de seus sentimentos e pensamentos. Olhamos até as crianças, de cima pra baixo. Natural não é mesmo? Não. Os índios, sábios índios, se abaixam ao nível dos seus pequeninos para falar-lhes. Se põe em seu lugar, à sua altura, para mostrar que somos todos iguais, que temos direitos iguais, independentes de sermos adultos ou crianças...
Nesse ano desejo olhar o próximo com outros olhos. Olhos de primeira vez...
Aliás, desejo olhar a vida com outros olhos. Olhos de quem quer sentir a vida correndo nas veias...de quem quer fazer pulsar mais forte o coração...
Neste ano quero engolir a vida com os olhos. E como nos filmes de ficção científica americanos, deixar que meu olhar me identifique, que minha 'menina dos olhos' diga aos outros quem eu sou...e que eu também possa descobrir quando me olhar no espelho.
Como diz o ditado, os olhos são a janela da alma...
Então, que nesse ano todos possamos abrir nossos olhares, expandir nossa visão como a de uma águia, que enxerga longe ou como a de uma coruja, que enxerga muito bem no escuro.
E que olhando sempre em frente, na linha do horizonte, possamos ir longe. Até onde nosso olhar e coragem nos permitir!
Feliz Olhar Novo!

No comments: